
A saúde bucal e a harmonia do nosso sorriso dependem de cuidados essenciais como as visitas periódicas ao dentista.
Logo, vale lembrar que elas devem acontecer pelo menos duas vezes por ano.
Mas, um fato curioso que muitas pessoas não sabem é que, durante a consulta odontológica, além dos nossos dentes, o profissional dentista analisará outras regiões como pescoço e garganta.
Quando estamos na cadeira do dentista, muitas coisas acontecem que nem ao menos imaginamos!
Por isso, esse post irá informá-lo sobre 10 coisas que o seu dentista faz durante a consulta e você ainda não sabia. Confira!
A gengiva exerce um importante papel, junto aos ossos, para garantir a sustentação dental.
Por isso, caso esteja inflamada, o profissional dentista avaliará as possibilidades para reverter o quadro.
Além do sangramento, pode-se detectar outros problemas como perceber a gengiva avermelhada, inchada e sensível.
Logo, deve-se tomar os cuidados necessários pois uma gengiva inflamada pode ocasionar uma perda dentária e gerar um maior risco na saúde bucal do paciente.
A mucosa bucal é uma região onde pode-se encontrar um problema muito comum: a afta; e esse tipo de lesão merece uma atenção especial.
O seu aparecimento pode ser ocasionado pela ingestão de alimentos ácidos ou até mesmo pelo estresse.
No entanto, caso perdure por duas semanas, é importante que seja examinada por um profissional, pois esse quadro pode ser um indício de câncer bucal.
Uma língua saudável deve ser rosa e obter uma superfície lisa e homogênea, e por ela ser um órgão indicador de doenças, o seu dentista também fará essa análise.
Assim, será observado se há algum tipo de alteração de cor, forma ou tamanho e, caso haja alguma irregularidade, pode-se avaliar quadros desde anemia e falta de vitaminas até um câncer ou AIDS, por exemplo.
O dentista também fará uma análise do volume, viscosidade e densidade da saliva.
Esse tipo de prática é muito importante, pois o baixo fluxo salivar ocasiona o mau hálito e facilita o aparecimento tanto de infecções gengivais quanto de cáries.
Além disso, ainda pode causar amigdalites, faringites, esofagites e úlcera.
Os problemas bucais não se limitam só ao aparecimento de cáries, aftas e perda dentária, mas deve-se considerar também o quadro de uma garganta inflamada.
Isso mesmo! As infecções da amígdala tendem a provocar problemas no desenvolvimento da arcada dentária e dos músculos faciais, estando relacionada também à alteração da respiração bucal e ressecamento da mucosa.
O cirurgião-dentista exerce um importante papel na detecção precoce de doenças de cabeça e pescoço.
Sabendo disso, ao analisar um pescoço inchado obtém-se um forte indicativo a respeito da inflamação nos gânglios linfáticos.
Como essa inflamação pode ser ocasionada tanto por um resfriado, quanto por infecções na garganta ou dentárias, às vezes, só de passar a mão no pescoço do paciente, o profissional consegue identificar algum problema dental.
Examinar as articulações que ligam o crânio à mandíbula é outra função exercida pelos dentistas durante a consulta.
Isso porque eles precisam ficar atentos se há algum problema com elas e, por isso, avaliam se há algum ruído quando o paciente abre e fecha a boca, e também observam o grau da sua abertura.
Algumas pessoas costumam se queixar de dores de ouvido, cabeça e dente, e esses sintomas podem ser ocasionados por uma disfunção da articulação temporomandibular.
Ao identificar esse tipo de problema, o dentista poderá realizar uma avaliação mais criteriosa da higienização bucal.
Com isso, será observado se há presença de placa bacteriana, saburra lingual (placa esbranquiçada na língua que apresenta textura pastosa, responsável pelo mau hálito) e, se for necessário, o paciente pode ser encaminhado a um especialista no assunto.
Ao analisar o rosto de uma pessoa, o dentista consegue identificar se há problemas de desenvolvimento da mandíbula, na musculatura do rosto ou algum tipo de má oclusão.
Isso porque alguns desses problemas podem alterar o formato da face, sendo necessário até mesmo a realização de cirurgia.
O teste de oclusão é a análise do encaixe entre a mandíbula e a maxila.
Além do alinhamento dental, os problemas oclusais (de mordida) também serão identificados pelo profissional logo na primeira consulta.
Por fim, agora que você conhece 10 coisas que seu dentista faz durante a consulta odontológica, fique atento e agradeça a ele por todo esse cuidado!