Nós ligamos para você
Deixe seu nome e telefone

    Nome

    Telefone

    3 tipos de implante dentário que podem melhorar a sua saúde e autoestima

    3 tipos de implante dentário que podem melhorar a sua saúde e autoestima

    A perda dentária é algo que pode se tornar um problema, uma vez que afeta diretamente a autoestima do indivíduo. Para esses casos, o implante dentário surge como uma nova perspectiva de tratamento odontológico por garantir uma melhor saúde e integridade bucal.

    Considerando a sua influência na melhora da qualidade de vida dos pacientes, o mercado odontológico dispõe de vários tipos de implante e materiais que, por serem biocompatíveis, integram-se ao osso de forma natural.

    Neste post falaremos sobre três tipos de implante que são indicados pelos cirurgiões dentistas, bem como suas vantagens. Confira!

     

     

    Qual a importância do implante dentário?

    O implante dentário é um tratamento indicado para casos de perda dentária que podem ocorrer por diversos motivos. 

    Logo, surge como uma alternativa para o uso de próteses convencionais.

    Sendo ele uma opção para reabilitação bucal, oferece grandes benefícios quanto a solução para desenvolvimento da função dos dentes, tais como: mastigação e fonação; bem como transmite conforto e melhora a estética bucal.

    A função mastigatória garante a quebra do alimento de forma a facilitar o processo de digestão e o aumento da sensação de saciedade. 

    Sendo assim, pela firmeza do implante, o indivíduo desenvolve confiança para comer mais opções de alimentos e, com isso, adquire mais nutrientes pela alimentação.

    Por oferecer rigidez e estabilidade, o implante dentário garante a autoestima do paciente pela melhora na aparência bucal.

    Considerando a diversidade de implantes que estão disponíveis no mercado odontológico, separamos três tipos e desenvolvemos suas características, além dos benefícios. Continue sua leitura!

     

     

    Tipos de implante dentário e seus benefícios

    Como vimos, o implante dentário é um tipo de tratamento odontológico que oferece grandes vantagens para o indivíduo.

    Considerando que o paciente deve passar por uma avaliação com um cirurgião dentista, é por meio das particularidades de cada caso que o tipo de implante será definido. 

     

    Confira as opções que separamos para lhe apresentar:

     

    Implante único

    O implante dentário é realizado por meio da inserção de um pino que desempenha a função da raiz do dente e comumente é feito com material de titânio, por ele ser biocompatível com o nosso tecido ósseo. 

    Logo, a prótese vem em seguida para substituir o dente natural na arcada.

    Essa explicação nos oferece meios de entender a técnica utilizada pelo implantodontista quanto a forma em que é feita a substituição do dente perdido.

    Sabendo disso, o implante único é indicado para perda dentária de um ou mais dentes, desde que não sejam sequenciados. 

    Isso porque, estando em áreas diferentes da boca, não é possível utilizar esse tipo de implante dentário para mais de uma prótese.

     

     

    Implante duplo

    O implante duplo é recomendado para pessoas que tiveram perda de três dentes que estejam em posição consecutiva.

    Como vimos, o implante único necessita apenas de um pino para instalar a prótese. No entanto, no implante duplo utilizam-se dois pinos para exercer a função de raiz do dente e sobre eles são instaladas três próteses dentárias.

    Sendo assim, o dente que ficará posicionado no meio não será fixado no osso por meio de um pino, sendo uma alternativa interessante para minimizar a intervenção causada por esse procedimento, bem como o seu custo financeiro.

     

     

    Implante com prótese protocolo

    A prótese protocolo é um tipo de implante indicado para casos em que o paciente sofre com grande perda dentária. 

    Desse modo, utiliza-se de quatro a oito pinos de implante para sustentar uma prótese fixa que pode ser instalada tanto na arcada superior quanto na inferior.

    Essa prótese garante estabilidade e segurança, sendo retirada somente nos procedimentos de intervenção em que seja necessário realizar algum tipo de manutenção ou tratamento.

    Assim, o paciente obtém confiança para mastigar e falar sem a preocupação da prótese cair, como pode acontecer com dentaduras, por exemplo.

     

     

    Cuidados que devem ser tidos com um implante dentário

    Após submeter-se a realização de uma cirurgia na estrutura da boca, como é o caso do implante dentário, é imprescindível manter alguns cuidados ao longo da vida para que não haja problema e a sua saúde bucal esteja em dia.

    Sendo assim, é importante estar atento para os seguintes cuidados:

    • Garantir uma boa higiene bucal;
    • Adotar uma alimentação balanceada;
    • Evitar hábitos como roer unhas;
    • Não morder objetos duros;
    • Não fumar.

    Além disso, é necessário realizar visitas periódicas ao dentista para garantir a manutenção e limpeza do seu implante e, com isso, obter uma boa saúde bucal.

    O implante dentário é um tratamento muito eficiente na melhora da autoestima das pessoas que sofrem com perda dentária. 

    Por isso, não deixe de procurar um dentista para realizar uma avaliação e obter uma melhor qualidade de vida.

    Clique no banner abaixo para agendar agora mesmo uma consulta com a Yes Odonto!