
Primeiro de tudo, é fundamental falarmos sobre o que é considerado como uma cirurgia oral, visto que existem vários tipos de procedimentos, tais como: colocação de implante dentário, cirurgia periodontal para tratamento da gengiva ou extração de dentes, por exemplo.
Após realizar uma dessas intervenções, o paciente precisa ter em mente que o pós-operatório dura até a completa reestruturação da saúde bucal, exigindo diversos cuidados. Para que seja possível garantir uma rápida recuperação e diminuir os riscos de efeitos colaterais, existem algumas orientações que podem ser seguidas para todos os casos.
Dependendo do procedimento realizado pelo dentista, a recuperação do paciente pode girar em torno de 7 a 15 dias.
Inclusive, pode-se minimizar possíveis desconfortos que são bastante comuns, tais como: dor localizada, inchaço, sangramento, hematomas, febre, dor de cabeça e até mesmo tonturas.
E não pense que é algo difícil de fazer e que irá lhe exigir muito tempo. As dicas são para agilizar o processo, a fim de voltar à rotina e garantir a sua pronta recuperação.
Pensando no êxito da cirurgia, podemos identificar o pós-operatório como a etapa mais importante, uma vez que ele irá oferecer bem-estar e a ausência de anormalidades.
Como forma de agregar fatores atenuantes, também é importante tirar todas as dúvidas com o dentista, com o objetivo de garantir menos estresse e ansiedade, pois isso também pode influenciar na recuperação.
E é claro que as medicações específicas para cada caso não podem ficar de fora, pois elas são capazes de deixar alguns dos sintomas mais brandos.
Apesar de não influenciar no desenvolvimento de inflamações, a higiene oral antes da cirurgia é extremamente importante, pois será capaz de diminuir a necessidade do uso prolongado de analgésicos.
Já após a cirurgia, é preciso ter bastante cuidado na hora de realizar a escovação de dentes e língua, mesmo em áreas mais difíceis e na que foi operada.
Isso ajuda a prevenir infecções e a proliferação de micróbios decorrentes do acúmulo de restos alimentares.
Também é indicado realizar bochechos 3 vezes ao dia com anti-séptico bucal (sempre após 24h da cirurgia), pois isso ajudará a manter a saúde bucal.
Esses bochechos devem ser extremamente leves, com a movimentação vagarosa da cabeça de um lado para o outro, sem mexer muito com a musculatura facial.
Caso você esteja com alguma sutura, ela deverá ser retirada entre 5 a 7 dias pós-operatórios, pois perdem a sua função e dificultam a higienização.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? A temperatura!
Os alimentos quentes e exposição ao sol podem desencadear em hemorragias, pois causam vasodilatação.
Ao optar por uma alimentação em temperatura ambiente, ou até mesmo fria, o local onde a cirurgia foi realizada pode conseguir repousar, minimizando assim as chances de sangramento.
Geralmente, o ideal é manter esse tipo de dieta por 48h, no mínimo, voltando aos poucos à ingestão normal de alimentos.
Lembre-se de que mesmo sendo incômodo, é extremamente necessário continuar comendo normalmente (itens líquidos e/ou pastosos), pois tonturas e desmaios podem surgir. Não tenha medo!
Porém, evite alimentos que sejam duros demais, já que eles podem causar danos à região tratada, podendo surgir hemorragias como consequência.
Colocar gelo no rosto pode aliviar muito, além de diminuir o inchaço e o sangramento. Mas vale um alerta: usar o gelo por um período de tempo maior do que o indicado pode prejudicar a cicatrização.
Nas primeiras 24h do pós-cirúrgico, proteja o rosto utilizando vaselina na pele e faça compressas durante 20 minutos, descansando outros 20.
Caso esteja com muitos hematomas, após 72h da cirurgia, inclua o uso de compressas mornas no processo, pois elas irão auxiliar no processo de reabsorção do hematoma por parte do organismo.
Não utilize calor nos primeiros dias de pós-operatório de uma cirurgia oral, isso é extremamente importante! Leia novamente o item anterior.
Pelo menos até a remoção dos pontos os exercícios devem sair da sua lista de atividades, pois eles deixam a circulação mais acelerada, aumentando a pressão arterial e favorecendo a aparição de hemorragias.
Além disso, o ideal é descansar e dormir com a cabeça mais elevada, com a ajuda de um maior número de travesseiros.
Isso diminui o fluxo sanguíneo que vai para a região que foi operada, diminuindo consideravelmente as chances de inchaço e sangramentos.
Errar na hora de tomar alguma medicação ou esquecer o comprimido não só prejudicará a recuperação, como também poderá ocasionar problemas, tais como: ineficácia do medicamento e desenvolvimento de colônias microbianas resistentes aos antibióticos, por exemplo.
Evite escolher horários em que seja necessário acordar no meio da noite, para isso, planeje com antecedência, anote a dosagem e o horário na caixa ou em algum lugar de fácil acesso.
Vale até colocar lembretes no celular para facilitar!
Como vimos durante todo o texto, a recuperação depende única e exclusivamente de você!
Peça para que o dentista anote todos os detalhes para que a sua recuperação seja rápida e eficaz, fazendo com que não surjam surpresas desagradáveis ao longo do caminho.
Seguindo essas poucas e eficientes dicas, a sua saúde bucal será restabelecida antes do que você espera.
Faça a escolha dos profissionais que irão lhe atender de acordo com as especialidades que possuem, isso facilitará a intervenção e você terá ainda mais confiança na ora de realizar uma cirurgia oral.