
O impacto causado na saúde bucal devido a perda dentária é algo relevante para ser abordado, pois não reflete apenas na estética bucal.
Sendo assim, a perda dentária pode trazer consequências funcionais para o desempenho de atividades diárias importantes como mastigação e fala; além de oferecer outros danos que comprometem a qualidade de vida do indivíduo.
Sabendo disso, desenvolvemos um conteúdo para informar quais são os fatores que ocasionam a perda dentária e os problemas ocasionados por essa perda. Confira!
Podemos considerar inúmeros fatores que ocasionam a perda dentária, sendo essa uma causa frequente que faz com que o paciente procure ajuda de um odontologista.
Desse modo, algumas dessas causas podem afetar a sua saúde bucal, sendo importante conhecê-las para possível prevenção.
Na maioria dos casos, a perda dentária pode ser prevenida com uma rotina de higienização dentária que seja efetiva, além da garantia de realizar visitas regulares ao dentista.
Com isso, os problemas de saúde bucal que ocasionam o cenário da perda dentária podem ser tratados em seus estágios iniciais.
A perda dentária é um fenômeno que ocasiona alterações tanto físicas quanto biológicas e psíquicas, e que gera um impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos que a sofrem.
Logo, não podemos considerá-la apenas como um problema estético que constrange a pessoa ao sorrir, mas também reconhecer a funcionalidade que os dentes desempenham.
Abaixo destacamos alguns problemas de saúde bucal causados pela perda dentária:
Além dos problemas citados, podemos identificar prejuízos também na deglutição e fala; para este último aspecto a boca detém a função de ressonância e a dentição colabora para transmissão do som.
Assim, outro ponto a ser considerado é a dificuldade de mastigação que a falta de um ou mais dentes gera, podendo ocasionar em problemas digestivos a médio e longo prazo.
Como vimos, ficar sem dente por muito tempo pode ocasionar grandes danos à saúde bucal como a movimentação de dentes vizinhos, gengiva machucada e perda óssea.
Para tanto, atualmente existem muitas formas de promover um tratamento de reabilitação dentária a fim de reparar a falta do dente e proporcionar qualidade de vida para o paciente.
Os implantes dentários são estruturas de metal, geralmente feitas de titânio; um elemento químico que apresenta características semelhantes ao nosso tecido ósseo.
Assim, ocorre a inserção de um pino no osso maxilar ou mandibular com o intuito de substituir a raiz do dente.
Considerando a sua boa resistência e durabilidade, ele permite restituir a funcionalidade dos dentes naturais, tais como: mastigação e fala.
Além disso, contribui para a estética dentária, atuando positivamente na autoestima do paciente.
Ainda assim, existe a possibilidade do paciente apresentar uma deficiência óssea na região destinada ao implante e, portanto, ser necessária a realização de um enxerto ósseo.
Por isso, não deixe de visitar o dentista e garantir uma boa higienização bucal para evitar o surgimento de quadros de perda dentária e a desestabilização da sua saúde bucal.