
pós-operatório, saúde bucal, Yes Odonto, implante, dentista, higiene bucal
Uma das dúvidas mais recorrentes após realizar um procedimento de implante dentário é como será o pós-operatório.
Isso porque são necessários alguns cuidados específicos para que a pequena cirurgia tenha os resultados esperados.
Pensando nisso, nós da Yes Odonto, resolvemos trazer algumas questões básicas para que pacientes possam ter muito mais tranquilidade na hora de optar por essa solução capaz de devolver não só o sorriso, mas também a confiança e a autoestima.
O implante dentário, em muitos dos casos, é um procedimento simples de ser feito, rápido e indolor. A situação irá depender do diagnóstico prévio e do tratamento individualizado a ser feito.
Após procurar um dentista especializado, como é o caso da nossa equipe de profissionais, você dará início a diversas (e poucas) etapas até a finalização do seu implante.
Saiba que a prevenção contra qualquer contratempo está em suas mãos, uma vez que os cuidados em casa dependerão única e exclusivamente do seu empenho em seguir à risca tudo o que foi passado pelo dentista.
Isso fará com que existam menores chances de complicações, o que, de fato, irá garantir o sucesso e o resultado do seu implante.
É preciso estar alerta a alguns fatores que traremos aqui, pois o sistema imunológico tende a sofrer uma queda devido ao processo, abrindo portas para o desgaste da sua saúde.
Inclusive, alguns desconfortos podem ser bastante comuns, exigindo maior atenção e cuidados específicos.
Para começar, mantenha o repouso e não faça atividades físicas, pois o seu corpo precisa se recuperar o quanto antes e isso demanda bastante energia.
Vamos aos principais itens para uma recuperação leve e eficiente?
Muitas vezes é necessário que se faça o uso de alguns medicamentos específicos, visto que eles poderão auxiliar com dores e desconforto.
Eles deverão ser ministrados nos horários corretos e seguindo as orientações, pois também trabalham para reduzir riscos de possíveis infecções e inchaços.
Lembre-se de que não é aconselhável realizar bochechos nos três primeiros dias depois do implante. Para enxaguar, lave a boca de maneira leve e bastante suave.
Você também poderá optar por utilizar uma bolsa de gelo na área em que a cirurgia foi realizada. No máximo dez minutos, com quinze minutos de descanso, intercalando dessa forma nas primeiras 24h, onde o inchaço pode ser bastante comum.
O edema também pode ocorrer, sendo observado cerca de 48 à 72h após o procedimento. Podendo durar de quatro a seis dias, você poderá minimizar os efeitos aplicando a bolsa de gelo, conforme descrito no parágrafo acima, trocando por uma compressa de água quente no terceiro dia.
Essas manchas roxas, os edemas, tendem a desaparecer por volta de duas semanas, não se preocupe!
Porém, os sangramentos, quando não controlados, exigem uma atenção maior, sendo necessário entrar em contato com o dentista que realizou o procedimento.
Caso eles sejam brandos, mantenha a cabeça elevada e evite ficar cuspindo, pois pode provocar uma intensidade ainda maior.
Deixar o cigarro de lado por, no mínimo, 12h é fundamental, pois ele pode provocar sangramentos e interferir na cicatrização.
Inclusive, o ideal é que enquanto existir qualquer tipo de ferida aberta na boca, o cigarro deve ser evitado.
Isso porque existem diversas substâncias tóxicas que poderão provocar inflamações e infecções, prolongando a necessidade de cuidados cada vez maiores.
Com relação às bebidas alcoólicas elas podem interagir com os medicamentos, resultando em efeitos colaterais indesejados. Ou seja, deixa de consumi-las enquanto estiver fazendo uso dos remédios, principalmente se forem antibióticos.
Em hipótese alguma deixe de comer!
O seu organismo precisará repor as energias que está gastando durante a fase de recuperação, por isso, uma dieta nutritiva é imprescindível para que ele funcione da melhor forma.
É extremamente importante aumentar a quantidade de líquidos e pastosos a serem ingeridos, principalmente nas primeiras 48h.
Opte por iogurtes, sucos, vitaminas, sopas, sorvetes, gelatinas e pudins, evitando que a mastigação seja realizada no local onde ocorreu o procedimento.
De preferência, os alimentos devem estar frios ou mornos, pois alimentos quentes podem ser prejudiciais à cicatrização.
Mesmo após retornar à alimentação normal, evite frituras, refrigerantes e embutidos, que podem atrapalhar no processo de formação de novos tecidos para fechar a ferida.
E mais: esqueça o consumo de gelo, amendoim, batata palha, pipoca e outros grãos, por pelo menos 40 dias!
Evite realizar bochechos, já falamos sobre isso anteriormente. Também não é interessante escovar os dentes logo nas primeiras horas após a cirurgia.
Após o período inicial, siga as recomendações do seu dentista, pois apenas ele saberá sobre o seu caso especificamente.
É super comum ocorrer algum tipo de gosto ruim ou odor desagradável na boca, por isso é importante realizar uma boa higiene, preservando apenas a região do procedimento.
No caso da utilização de antisséptico bucal, ele deverá ser utilizado somente com indicação e aval do seu dentista, uma vez que pode ser extremamente agressivo.
Logo após o terceiro dia, você poderá realizar bochechos leves com água morna e sal, que são capazes de promover alívio e ajudar na cicatrização.
Uma boca higienizada auxilia na reconstrução da sua saúde bucal, por isso tenha muito cuidado na hora de realizar a escovação. Para a área da cirurgia você pode, inclusive, utilizar cotonetes para remover os resíduos da alimentação de forma mais suave.
É muito importante que o dentista responsável pelo seu implante acompanhe todo o processo e a sua recuperação. Ele também será responsável pela retirada dos pontos, caso eles tenham sido necessários.
A recomendação de retorno também evita possíveis inflamações e infecções, proporcionando uma maior qualidade durante todo o processo.
Esteja sempre atento caso surjam alguns fatores que necessitam de uma visita imediata, como no caso de febre, sangramento ou desconforto excessivos, dificuldade de respirar, dor muito forte que não melhora com a medicação, inchaços e edemas grandes que limitam a abertura da boca, sensação da anestesia por um longo período após a cirurgia, dor forte iniciada até três dias após a cirurgia, vômito ou reações alérgicas na pele ou boca.
O seu dentista é o seu maior aliado na recuperação da sua saúde bucal e você também!
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a sanar dúvidas e a pensar em questões cruciais para que o seu implante dentário tenha sucesso e ótimos resultados.